quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

MINHAS IMPRESSÕES DO MUNDO DIGITAL

Relutei muito em fazer este blog. Mas não há outro jeito de encontrar leitores. Reconheço que, se o inventor da imprensa inaugura um blog, o ato em si representa uma adesão ao coro dos que pregam que todas as publicações que utilizam o suporte de papel irão acabar logo, logo. Foi minha mulher (a mãe da imprensa) quem me convenceu de que já era hora de entrar para o mundo digital.
– Guti – disse ela –, a imprensa tem que se reinventar. E ninguém melhor do que você para fazer isso.
Ao me sentar de frente para o computador, vi que tinha um grande desafio pela frente. Como entrei para a história publicando, pela primeira vez, a bíblia, pensei em recriar o livro sagrado digitalmente. Minha mulher sugeriu que, antes de me meter em tal empreendimento, eu deveria consultar o Google para verificar se já não havia muitas versões na rede.
– Google?
– Sim, é uma ferramenta de busca.
– Hã, sei.
Vendo que a dúvida persistia, traduziu em uma linguagem mais simples:
– O Google, Guti, é uma espécie de oráculo que você pode perguntar qualquer coisa. Por exemplo: qual foi a escalação do Bayer de Munique de 1972? Onde eu encontro braçadeiras para fios de alta-tensão? Quem ficou com a Luana na semana passada? E quando o Google não encontra a resposta, é sinal de que você não formulou bem a pergunta.
Então, fui ao oráculo e perguntei: o que existe sobre a bíblia, querido oráculo? A resposta foi acachapante: 21.400.000 itens relacionados ao termo, sendo que a bíblia on-line ocupava todas as primeiras páginas do resultado da busca. Para aprofundar minha decepção, minha esposa me mostrou o Kindle, um aparato eletrônico que permite ler em sua tela milhares de livros.
– Guti, por que você não faz um blog? Já que você não pode mais fazer suas impressões, publique suas impressões sobre a vida. Se for bem acessado, pode até dar algum dinheiro.
O conselho da minha mulher me deu outra ideia.

Então, voltei ao oráculo e perguntei como ganhar dinheiro na Internet. O resultado foi mais animador: 97.600 respostas. Ainda não entendi como boa parte dos internautas não está rica com tanta informação disponível, mas isso também é outro assunto. Gostei de um link que prometia ganhar dinheiro sem sair de casa. Cliquei lá e eles pediam que eu desse os números do meu cartão de crédito para que eles me enviassem um livro impresso e um acesso on-line a todos os truques me fariam um novo magnata digital.
Enquanto preenchia a ficha com meus dados, fui interrompido por um aviso (que me incentivava a jogar num cassino) e por um banner (que me apresentava algumas mulheres que queriam me conhecer). Resisti a todas as tentações, menos à oferta de um aparelho que prometia aumentar minha vantagem competitiva em alguns centímetros. Mas isso é outro assunto, pequeno, mas outro assunto.
E assim fui me desviando de link em link. Depois de 15 minutos, nem me lembrava por onde havia começado a minha busca e nem o que estava buscando.
Fiquei angustiado. Parecia que eu sempre estava no site errado, que coisas muito mais legais se encontravam em outros endereços. Com isso, comecei a não ler por inteiro os textos que se apresentavam. Sobrevoava palavras, cortava frases, nada prendia a minha atenção. Exausto, procurei minha mulher e pedi:
– Preciso de um jornal, de uma revista. Pode ser até bem velha.

13 comentários:

  1. Guti: vai para um tiwtter que daqui a pouco até os blogs vão morrer.

    ResponderExcluir
  2. Percebi que Guti ainda não se deparou com problemas de servidor não encontrado ou caixa de email cheia, tão pouco endereços de email inexistentes, talvez seja uma boa idéia investir na continuaçõa de tal saga; paixões digitais ou falsos profiles no orkut ou face book... hehehe

    ResponderExcluir
  3. Genial. Estou à espera de novas impressões.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sobre as moças,se não são feias,porque não arranjam namorados ? rsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!

    Um dos melhores blogs do além que li.
    Parabéns ao autor

    ResponderExcluir
  7. Guti meu querido, conhecendo seu blog hoje através da publicação impressa. O além me era menos assustador até então.

    ResponderExcluir
  8. "Um dos melhores blogs do além que li"

    parabéns guti!

    ResponderExcluir
  9. Guti, a questão da imprensa é que ela vivia de corretagem, meu caro. A tão propalada notícia era uma coisa que tinha que ser intermediada. Quando todo mundo pode fazê-la e publicar ao mesmo tempo, os jornais servem para aquela finalidade pouco instrutiva de limpeza do movimento dos SPH (sem-papel-higiênico). NÃO TEM MAIS VOLTA.

    ResponderExcluir
  10. Ô...Guti, o pior não isso, a coisa digital. o pior é vc ler a Folha da São Pualo, uma tal Fria(s)!

    ResponderExcluir
  11. Ei Guti. Aqui na net sim temos liberdade de imprensa, postamos nossas opiniões e elas são veiculadas, contrario dos veiculos de comunicação do País, que vivem queixando da famosa liberdade,mas continuam tremendamente facciosos

    ResponderExcluir
  12. Não se afobe não, Guti! Os que te amam, amam incondicionalmente!

    ResponderExcluir
  13. E ae Guti sou eu da Gel Carlos Eduardo ^^ gostei disso

    ResponderExcluir